sábado, 2 de fevereiro de 2008

Do comércio informal e a falta de noção

Sábado é dia de feira perto de casa. E um pastelzinho é sempre tentador.

Só que hoje eu resolvi passar pela feira inteira antes de chegar ao dito-cujo, ao contrário do habitual.

Enquanto eu passava pelas barracas de peixes (que aceita até cartão), temperos, legumes, queijos (o meia-cura é "felomenal"), fiquei reparando no som dos feirantes, que têm suas brincadeiras e seu tom peculiar de abordar a clientela. OK. Tradição.

O problema é que tem uma galera que se empolga e acha que é amiga da feirantada. Aí fodeu.

Já no pastel, esperando pelo de pizza com caldo de cana com limão, me aparece uma nêga semi-embriagada (achando que tava apavorando) e grita pra atendente da barraquinha:

Nêga: "Ka rô te ru ne dô su de blá blá blá (e mais um monte de sílabas incompreensíveis, fazendo cara de japa)..."

Japa: "Ãhn?!?"

Nêga, mais alto ainda: "Ku run kiririn na minha pururuca" (ou algo assim)

Japa, com aquele olhar de "me ajudem": "ÃHN?!?"

Nêga, apontando pro operador de fritadeira não-oriental: "Tô falando japonêêêêês... ele que me ensinou, ó!!! Tô falando que você é muito bonita!!!"

Atendente ocidental-nordestino, para a Japa: "Não tenho nada a ver com isso"

Japa, constrangida: "Ah, claro...he he he... Muito obrigada!"

A nêga pagou e logo foi puxada pela amiga sóbria e de bom-senso. Antes de ser completamente arrastada, ainda gritou:

"TCHAU!!! DESCULPA AS BRINCADEIRAS, HEIN?!?!?"

Cá entre nós... se é pra pedir desculpa pelas brincadeiras com um estranho, não brinque. Seja simpático, mas não force a barra. Por favor.

Eu odeio quando eu conheço alguém que ao se despedir pede "desculpa por qualquer brincadeira", assim, porque é automático. Normalmente eu não me ofendo com brincadeiras, não precisa pedir desculpa automática. Pode ir dormir sem essa.

Ainda assim, é legal ver essas figuras... hehehe... quando não é com a gente é divertido... pimenta no dos outros é refresco, ahahahaha

Bom sábado. Bom carnaval.

Nenhum comentário: